O Dia Mundial do Meio Ambiente foi comemorado no dia 5 de junho e em homenagem à data e ao centenário do artista plástico e ambientalista Frans Krajcberg, o Museu Brasileiro de Escultura e Ecologia (MuBE) inaugurou a exposição “Frans Krajcberg: por uma arquitetura da natureza”.
Ao todo, são 160 obras do artista, divididas entre esculturas, pinturas, relevos, desenhos, gravuras e objetos feitos com minerais, madeira, cipó e papéis moldados. A maior parte delas veio do Sítio Natura, em Nova Viçosa (BA), local onde Frans Krajcberg construiu seu ateliê e viveu por anos.
Para tanto, o artista plástico realizou diversas viagens para a Amazônia e para o Pantanal Matogrossense com o objetivo de fotografar e documentar as áreas desmatadas, assim como as belezas naturais presentes, além de recolher materiais para seu trabalho, como raízes e troncos calcinados.
Paralelamente, o lado ativista de Frans Krajcberg continuou atuante através da realização de várias denúncias sobre as queimadas criminosas praticadas no Paraná, além de outras sobre a exploração de minérios no Estado de Minas Gerais. O artista também militou em prol das tartarugas marinhas que buscavam o litoral do município de Nova Viçosa durante o período de desova.
Agora, o visitante que for até o local conferir a exposição poderá flanar por uma floresta morta, ou seja, entre troncos de árvores queimados e transformados em pedaços de carvão, além de raízes pintadas imitando saias estruturadas e objetos grandiosos feitos de cipó trançado.
No entanto, é na parte externa do museu que está a maior surpresa da exposição, ou seja, os esqueletos de duas baleias jubarte depositados em um tanque de areia, onde é possível não só admirar a grandiosidade dos animais, como também os quebra-cabeças montados com suas ossadas.
“Frans Krajcberg: por uma arquitetura da natureza” é um programa voltado não só para quem curte fazer uma atividade cultural como a todos que se preocupam com a preservação do meio ambiente e sabem da importância da natureza para a manutenção da vida na Terra.
Eu indico.
Maria Oxigenada

Serviço:
Onde: MuBE, localizado na rua Alemanha, 221 – Jd. Europa.
Temporada: até 31 de julho de 2022.
Quando: terça a domingo, das 11h às 17h.
Preço: grátis.