Indicado para três categorias distintas no Oscar 2022, sendo: melhor filme, melhor direção e melhor roteiro original, o filme “Licorice Pizza” é uma aventura ambientada no Vale San Fernando, em 1973, e que aborda a descoberta do primeiro amor.
O tema é batido e já foi explorado várias vezes pela indústria cinematográfica, mas agora ele é construído entre Alana Kane (Alana Haim) e Gary Valentine (Cooper Hoffman). Ela é uma jovem de 25 anos que não sabe o que quer de sua vida e ele é um ator mirim de 15 anos que demonstra habilidades para empreender.
Os dois se conhecem no colégio e durante a sessão de fotos para o anuário da turma de Gary. Trocam algumas palavras, olhares e muito charme, mas nada além disso. No entanto, aos poucos tornam-se amigos e sócios em uma loja de colchões de água, pois ambos estão com dificuldades em conseguir participações em comerciais e filmes.
É! Isso é uma realidade até hoje! Muitos jovens atores veem suas carreiras empacarem durante a pré-adolescência e adolescência e precisam reinventar suas participações artísticas, pois não há como barrar as alterações vocais, interromper as explosões hormonais nem as mudanças físicas, né!?
Com uma história leve, de fácil compreensão e digestão, a narrativa de “Licorice Pizza” também mostra o jogo de poder entre um casal, pois de início é Alana quem domina a relação, mas com o passar do tempo Gary começa a ditar as regras do relacionamento dos dois.
No meio disso tudo, muitas risadas, brincadeiras, cenas de ciúmes, infantilidade e episódios bizarros envolvendo a dupla como o ocorrido com o produtor Jon Peters (Bradley Cooper), ex-cabeleireiro e maquiador de Hollywood, conhecido por seu ego enorme e por ter mantido um relacionamento com a atriz, cantora e produtora Barbra Streisand.
A obra conta com 2h13 minutos de duração, uma trilha sonora com músicas de soul e rock compostas por Jonny Greenwood, além de canções de David Bowie, The Doors, Nina Simone, Sonny & Cher.
Agora, o interessante da película é que ela foi rodada em 35 mm, com planos longos que privilegiaram as ladeiras vistas no entorno de Los Angeles e com cenas de reconstituição de época fidedigna. Aliás, os profissionais responsáveis pelo design de produção, pela fotografia e pelo figurino estão de parabéns porque constroem um universo mágico.
Outro barato do filme é observar a circulação dos personagens por programas televisivos de outrora, por feiras de cultura pop e através da agitação política vista na cidade.
Apesar disso, quem rouba a cena é a cantora e atriz Alana Haim. Sua presença é hipnótica e os espectadores não conseguem deixar de acompanhá-la pelas cenas. Incrível que este seja o seu primeiro filme! Outro que está muito bem no papel é Bradley Cooper, transformando sua participação no longa-metragem em inesquecível e divertida!
Dirigido por Paul Thomas Anderson, “Licorice Pizza” é uma aventura espirituosa que retrata a juventude dos anos 70, além de ser uma carta de amor à cidade, ao cinema, às pessoas. Ela fala a respeito de sonhos, cumplicidade, esperança, liberdade, otimismo e na importância de reacreditarmos no amor.
Eu amei!
Maria Oxigenada

Obs: Licorice Pizza era o nome de uma loja de discos localizada no sul da Califórnia entre as décadas de 70 e 80.
Foto: reprodução