A docilidade e inteligência ostentadas pelos cães de hoje contou com a intervenção humana, pois no passado os lobos não eram animais domesticados e sim ariscos e com natureza caçadora.
Desde o início do filme “Ataque dos Cães”, o espectador consegue identificar quem faz parte da matilha cordial e os personagens que não titubeiam em mostrar seus caninos e atacar presas indefesas.
Não. A película não é um documentário sobre o mundo animal, mas bem que poderia, pois Phil Burbank (Benedict Cumberbatch) é um verdadeiro ogro! Ele veste a pele de caubói destemido, líder dos peões de seu rancho e que tem sua alma impregnada de uma masculinidade tóxica.
Já seu irmão George (Jesse Plemons) é o seu oposto e um homem educado, de fácil trato e de gestos generosos. Tanto que não pensou duas vezes em acabar com sua solidão pedindo a viúva Rose Gordon (Kristen Dunst) em casamento e assumindo seu filho Peter Gordon (Kodi Smit mcPhee) como seu enteado.
A união dos dois muda completamente a dinâmica familiar e do racho; tudo porque a tensão criada entre Phil e Rose é sentida entre os cômodos da casa e em cada cena que eles compartilham. O problema é que ela aumenta com a chegada de Peter ao local para passar as férias escolares.
A partir desse instante, a narrativa fica recheada de episódios de bullying, de agressões verbais e de mistérios que só serão revelados nos 15 minutos finais da obra. Aliás, o roteiro dela é construído de tal maneira para confundir e cansar o espectador, pois “Ataque dos Cães” é sim um faroeste maçante!
No entanto, o filme conta com bons atores em cena que entregam interpretações silenciosas e impactantes à história. Destaque para a cena feita pela atriz Kristen Dunst ao piano durante um jantar familiar. Sem dizer uma única palavra, a artista demonstra todo pavor e insegurança diante do cunhado e convidados.
Outro que não faz feio perante as câmeras é o ator Kodi Smit McPhee, pois consegue desenvolver um personagem não binário, de natureza protetora, observadora e com sensibilidade suficiente para perceber os pormenores e os segredos de Phil. Tanto que o ator abocanhou um Globo de Ouro no início deste mês e seu nome consta na lista de indicados para o SAG Awards, evento programado para acontecer no dia 27 de fevereiro.
Na cerimônia promovida pelo Sindicato dos Atores de Hollywood, o ator Benedict Cumberbatch também irá concorrer à uma estatueta, mas na categoria de melhor ator e a atriz Kristen Dunst como melhor atriz coadjuvante.
E quem conhece o ator Benedict Cumberbatch somente como Doutor Estranho ou desempenhando o papel de Sherlock Holmes vai se surpreender com este anti-herói infeliz, destemperado, com atitudes infantis, que protagoniza uma das melhores reviravoltas vistas nos últimos tempos e que modifica por completo o desfecho da história contada.
Dirigido por Jane Campion, “Ataque dos Cães” não é um filme fácil de ser visto, pois tem um ritmo moroso e gasta os primeiros 45 minutos apresentando os personagens e cenários, mas a película tem seus méritos como possuir boa fotografia, trilha sonora composta por Jonny Greewood, profissional responsável pelas músicas dos filmes “Trama Fantasma” e “Sangue Negro”.
“Ataque dos Cães” saiu vitorioso no último Globo de Ouro como melhor filme de 2022, entretanto depois de conferi-lo eu fiquei me perguntando se ela era merecedora de tal reconhecimento público? Para mim, vale para conhecer outras facetas interpretativas do elenco.
Beijos,

Maria Oxigenada
Foto e video: reproduções