Nos tempos do imperador? Só se for pela suntuosidade do evento, pois o desfile de alta costura da marca Dolce & Gabbana deixou os seus 400 convidados de boca aberta do início ao fim. Dentre eles algumas celebridades, tais como: Helen Mirren, Monica Bellucci, Jennifer Lopez, Doja Cat, Ciara, Christian Bale, Sean Combs, Heidi Klum, Vin Diesel, Zoe Saldaña, Maria Bakalova, Kourtney Kardashian, entre outras.
O desfile aconteceu em Veneza (Itália) e começou com 100 gôndolas escorrendo pelo canal local e levando as modelos até a passarela montada na Piazza San Marco, um dos cartões postais da cidade. A presença da torre do relógio e outros monumentos históricos ajudaram na construção da mise-en-scène da obra, especialmente o lusco-fusco do entardecer da cidade que privilegiava o azul do dia e o escuro da noite, perpassando pelos cinquenta tons de rosa e as pinceladas naturais do branco.
Tudo isso foi um show à parte oferecido aos convidados porque, oficialmente, a apresentação se iniciou com a atriz/cantora Jennifer Hudson cantando “Nessum Forma”, de Puccini, e com as primeiras modelos desfilando vestidos pintados à mão, além de outras peças bordadas, ostentando cristais coloridos da ilha de Murano, bem como pérolas, sedas, brocados, crepes e organzas.
Os carnavais venezianos não foram esquecidos na ocasião e foram representados através da presença de pierrôs posicionados ao longo do tapete vermelho, pela presença de máscaras típicas e por referências a estética de bibelôs.
No entanto, o brilho e a ostentação real também estiveram presentes através de looks volumosos e estravagantes, das saias armadas por camadas de tules, dos ombros e mangas que simulavam cúpulas de igrejas, das flores feitas de tecidos, da presença de laços de cetim, de sapatos ostentando pompons nos peitos de seus pés, além de peças com cintura baixa, de lurex, assim como corseletes bordados de pérolas, mullets e maxi acessórios, especialmente os usados pelos membros da realeza.
A verdade é que o tom dramático percorreu todo o desfile, mas o que coroou a apresentação foi mesmo a chegada de uma chuva inesperada no seu finalzinho que não foi nada convidativa aos dançantes presentes, obrigando-os a partirem em disparada para baixo de guarda-chuvas e sombrinhas porque pedras de granizo deslizaram dos céus, manchando o desfecho do show. Que perrengue!
Apesar disso, o espetáculo mostrado pela grife foi grandioso, de tirar o fôlego e destinado às Oxigenadas que desejam divar em ocasiões especiais, em festas e entre os diferentes canais fashionistas.
Até a próxima aventura,

Maria Oxigenada
Foto e vídeo: reproduções