Pode parecer estranho, mas a grife Balenciaga pegou carona na esteira do lançamento do game Cyberpunk 2077 e do filme Matrix 4, pois lançou a coleção “Afterworld: The age of tomorrow” no formato de videogame e o grande barato é adentrar ao universo virtual desfilando com peças e armaduras da marca.
A trilogia Matrix influenciou a coleção vista, especialmente porque é possível identificar algumas peças presentes nela, entretanto estas surgem costuradas com tecidos mais leves e funcionais do que no passado.
O sobretudo comprido preto usado pelo ator Keanu Reeves nas películas é visto em versões menos carregadas, nas cores cinza e azul ou transformado em um vestido parka longo.
Já as golas altas continuam protegendo os pescoços dos personagens virtuais da atualidade como aconteceu outrora, mas as calças de couro que marcaram uma época cederam espaço para as calças cargo, tipo pijama, jogger e os modelos jeans rasgados.
As estampas camufladas também se tornaram opções para montar produções on-line no momento, assim como os maxi moletons, os casacos fofos ou com golas enormes, além de jaquetas no tamanho GG.
Agora, os coturnos e as botas de cano médio que vestiram os pés dos heróis e vilões dos filmes e do game citado acima foram substituídos por botas gigantescas prateadas, douradas ou por escarpins acesos, de bico fino e salto agulha e nas cores verde-limão, rosa ou branca.
Outra marca registrada dos protagonistas do passado é o uso de óculos de sol com lentes pretas ou espelhadas como o retangular usado pelo personagem Neo (Keanu Reeves) ou o redondo de Morpheus (Laurence Fishburne). A evolução do acessório chega no game fashion através do uso de óculos tipo vespa com lentes coloridas.
E os cabelos antes domados por géis e pomadas foram deixados de lado em detrimento das tranças boxer ou dos cabelos soltos. As heroínas da Balenciaga circulam pela narrativa e por todas as fases do jogo com brincos, inclusive um modelo que cobre toda a superfície da orelha e com colares de elos e não são tão discretas quanto Trinity (Carrie-Anne Moss).
O que a marca fez não é novidade no mundinho fashion, pois outras labels já tinham se valido da ideia de apresentar suas coleções através de jogos, porém Balenciaga conseguiu o feito de estar em consonância com universos distintos que durante a pandemia acabaram fundindo-se e ganhando espaço em nossas vidas.
Foto e vídeo: reproduções