Na infância, a diversão nas manhãs de domingo sempre foi acompanhar o meu avô até a banca de jornal para ele comprar as revistas semanais e os principais jornais do país, pois ele passava o dia misturado entre as páginas escritas das publicações e manchando os seus dedos com a leitura.
E eu também saía no lucro e voltava para casa com gibis, revistinhas e até livros nas mãos, mas na verdade eu ia em busca daquelas publicações de bonecas de papeis contendo peças de roupas e acessórios para suas trocas porque a brincadeira era fingir ser fashionista ou figurinista, há, há, há…
O tempo passou e as princesas da Disney estão dominando a diversão das pequenas hoje. No entanto, o azarão da diversão continua sendo a boneca Barbie que agrada uma boa parcela de meninas, especialmente porque a empoderaram na atualidade e criaram versões que representam diferentes tipos de mulheres existentes, como a executiva, presidente da república, gamer, afrodescendente, além das portadoras de doenças ou necessidades especiais como a careca, com vitiligo, com prótese dourada em uma das pernas ou ostentando uma cadeira de rodas.
O mais interessante é que a empresa Mattel, responsável pela produção da boneca, resolveu homenagear personalidades e artistas. Em maio de 2020, ela lançou quatro Barbies comemorativas a saga Star Wars e as bonecas foram inspiradas nos figurinos e estéticas desfilados pelos personagens Rey, C-3PO, Chewbacca e Stormtrooper.
Mais recentemente, outras homenagens foram feitas, mas agora para o cantor britânico Elton John e para a modelo alemã Claudia Schiffer. A boneca que reverencia o cantor desfila com top brilhante, botas plataformas com as cores do arco-íris, bem como jeans com bocas largas, jaqueta bomber com estrelas impressas nas mangas, chapéu branco e óculos cor de rosa brilhante.
Já Claudia Schiffer foi presenteada com duas bonecas vestindo looks usados por ela própria enquanto modelava para grandes marcas internacionais. Uma delas veste um modelo tomara-que-caia com saia plissada azul e a outra segura uma produção total black construída com saia mídi e blusa com transparências e formas geométricas, além de ankle boots.
O privilégio de ter uma boneca para chamar de sua é para poucas e boas e somente personalidades tais como a modelo Twiggy, a atriz Jennifer Lawrence, a cantora Katy Perry, Beyoncé, Nicki Minaj, Madonna, Lady Gaga, Shakira, Britney Spears, Marilyn Monroe, Audrey Hepburn, Heidi Klum, Jennifer Lopez, Gigi Hadid, Chiara Ferragni o tem.
No entanto, a barbada entre as colecionadoras e amantes da boneca Barbie é mesmo ter um exemplar que dialogue com sua própria realidade e espelhe os seus sonhos e fantasias. Já para quem curte ver a boneca animada, então a dica e assistir ao filme “Barbie Dreamhouse Adventures: Roberts Arrasando”, disponível no Netflix.
Foto e video: reproduções