O estilista Pierpaolo Piccioli desenvolveu uma coleção para a marca Valentino para nenhuma diva do século XXI reclamar. A apresentação aconteceu nos estúdios Cinecittà, em Roma, e ganhou o nome de “Of Grace and Light”.
O local conhecido por ser uma das casas do diretor Frederico Fellini transformou-se em palco para um show virtual que remeteu ao glamour visto durante a época de ouro do cinema com muito brilho, plumas, produções extravagantes, excesso de tecidos e o cenário perfeito para o voo de novas musas.
Tanto é verdade que algumas das modelos flutuaram em trapézios, liras ou em cima de plataformas altíssimas na intenção clara de aproximá-las a figuras angelicais ou divindades pertencentes ao mundinho das artes.
O desfile foi acompanhado por uma trilha sonora que lembrava músicas sacras ou cantos gregorianos, além de recursos tecnológicos que permitiram transformar as peças expostas em verdadeiras telas em branco prontas para a projeção de imagens de flores, aves, pétalas, esculturas, réplicas da Vênus de Milo e Afrodite, mudando completamente a beleza vista nas produções.
Em um segundo momento do show, os 15 modelos criados puderam ser vistos com mais detalhes, em foco e através da simulação de uma mostra fashion parecida com a que faz parte do acervo permanente da Cinecittà.
E aí foi possível observar todo o trabalho empregado na confecção dessa nova coleção da marca que destacou texturas concebidas por camadas sobrepostas de tules, pela presença de mangas bufantes, de laços, do uso de paetês, de bordados aplicados em transparências e até de perucas. Destaque para a comprida, esvoaçante, branca e que lembrou a estética dos cabelos usados pela personagem Tia Entity, interpretado pela cantora Tina Turner no filme “Mad Max – além da cúpula do trovão”.
Outro ponto interessante foi que as modelos desfilaram com make clean, mas com seus cabelos presos em coques baixos e fixos por gel. Além disso, a pele foi evidenciada através de decotes profundos frontais e pelo uso de sandálias transparentes, deixando os pés femininos à mostra para as câmeras do set de filmagem.
A impressão que eu fiquei foi que o desfile da marca Valentino servirá de inspiração e fonte de pesquisa às nubentes porque a coleção está na medida para noivas que irão subir ao altar no próximo ano e desejam hipnotizar e divar na ocasião.
Foto: reprodução