O ato de lavar as mãos com água e sabão até parece banal, mas protege a saúde humana de agentes patogênicos, como vírus, bactérias, verminoses e parasitas. Atualmente, as autoridades mundiais de saúde estão reforçando a importância da adoção da atitude e também do uso de álcool gel 70% na prevenção do Coronavírus.
Higienizar as mãos frequentemente também é uma maneira de evitar a instalação de outras doenças comuns durante o outono, como resfriados, gripes, alergias e doenças respiratórias como asma, rinite, etc.
Outra recomendação dada é sair de casa portando máscaras caseiras ou descartáveis na intenção de aumentar a proteção pessoal com o uso do acessório, mas como ficam os nossos olhos? E como protegê-los?
Para saber essas e outras respostas, o site da Maria Oxigenada conversou via telefone com o médico oftalmologista Fábio Teixeira. Leia abaixo seus conselhos e sugestões:
1 – Os olhos são portas de entrada para o vírus atual?
Dr. Fábio: Os olhos são portas de entrada, sim!
2 – Então, como devo protegê-los do contágio?
Dr. Fábio: Com o uso de óculos quando estiver na presença de pessoas que apresentam tosse, espirro ou estejam gripadas.
3- Devo associar o uso de máscaras faciais com o uso de óculos, seja de grau ou solar quando sair de casa? Se sim, o que devo fazer ao retornar?
Dr. Fabio: Não precisa usar óculos quando sair de casa, somente se estiver em contato com pessoas doentes.
4- Como devo higienizar meus óculos e com que frequência?
Dr. Fábio: Você pode higienizar seus óculos com água corrente e detergente e fazer esta higienização diariamente. Quanto à caixinha dos óculos, esteriliza-la com álcool gel é suficiente.
5 – Quais os cuidados atuais na colocação das lentes de contato?
Dr. Fábio: Para as lentes de contato, o primeiro passo é a limpeza adequada das mãos com água e sabão. Já a higienização e manutenção das lentes devem ser feitas com produtos próprios para este fim, ou seja, seguindo os cuidados de sempre e já recomendados anteriormente em outra conversa nossa.
6- Como evitar que as lentes dos óculos fiquem embaçadas com o uso de máscaras conjuntamente?
Dr. Fábio: Neste caso, a sugestão é limpar as lentes dos óculos com uma barra de sabonete seco tanto na parte externa como interna e, na sequencia, passar um pano seco ou um pedaço de flanela por elas. Outra sugestão é colocar um micropore na parte superior da máscara e próximo do nariz.
7- Por que alguns pacientes que testaram positivo para Covid-19 estão apresentando também um quadro de conjuntivite?
Dr. Fábio: A conjuntivite faz parte da síndrome do Coronavirus, ou seja, além dos sintomas “gripais” e pulmonares já falados, existem outros locais menos acometidos como os olhos, a pele e o sistema neurológico.

Outras sugestões:
-Evite longa permanência em lugares fechados: a proliferação de vírus é ainda maior nessa época do ano. Locais fechados favorecem isso. É importante deixar as janelas abertas, permitindo que o ar se renove diariamente.
– Mantenha a hidratação do corpo: No outono, as temperaturas estão mais amenas e o ar ainda mais seco, por isso o consumo de líquidos é essencial, especialmente de água.
– Mantenha uma alimentação balanceada: ter uma alimentação equilibrada com o consumo de alimentos frescos e naturais, tais como frutas, legumes e verduras evita que o corpo fique suscetível a contaminações.
Foto: reprodução